Metaverso,
o que é?
O que é o metaverso? Bom, essa pergunta está na cabeça de muitos usuários que navegam diariamente na internet. O que acontece é que boa parte destas pessoas ouvem este termo e não sabem o que ele significa ou como o metaverso pode impactar as suas vidas. De maneira simples ele é uma construção digital do mundo no qual vivemos. Ou seja, no metaverso as pessoas podem interagir entre si, realizar atividades como trabalhar, fazer compras e se divertir. E, muitos acreditam, que a melhor parte de tudo isso é realizar essas tarefas sem sair de casa.
Apesar do conceito estar na mídia atual, acredite, ele não é tão novo como parece. Na década de 2000 o metaverso já era amplamente explorado por plataformas como o Second Life e Habbo. Mas é claro que nos últimos 20 anos, a tecnologia mudou e melhorou. Novas bandas de internet de alta velocidade foram desenvolvidas, placas de vídeo de grande processamento estão mais difundidas e a pandemia provocada pelo Sars-Cov-2 mostrou que o metaverso pode ser uma saída interessante para momentos de crise em todo o mundo.
Grandes empresas como a Meta (antigo Facebook Company), Microsoft, Roblox e outras começaram a investir pesado nessa nova tecnologia. Existe uma grande expectativa por parte das empresas de tecnologia de ocuparem um pedaço significativo deste mercado. Esse universo virtual e em três dimensões que essas grandes empresas estão desenvolvendo permitem um mundo de possibilidades diferentes. Podemos dizer que o metaverso é uma espécie de internet 3D, onde é possível que os usuários realizem negócios, aproveitem horas de lazer e se comuniquem. Tudo isso realizado de maneira imersiva, que simula a realidade que conhecemos offline.
Podemos afirmar que o metaverso é um mundo novo, com possibilidades e oportunidades. Ele funciona de maneira paralela ao nosso, onde compras são realizadas com criptomoedas, óculos de realidade aumentada são utilizados. O metaverso já é uma realidade.